Compre na Amazon com meu link

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Émile Zola - uma coleção



Título: Boa pergunta, não sei o nome da coleção. 
Autor: Émile Zola
Volumes: 24
Páginas: 400 e poucas cada volume (Editora ?) 
Ano: 1956 (um dos volumes é de 1955)
Adaptação em filme: (X) Não 
Tempo de leitura: vai levar alguns anos. Não comecei ainda
Mais informações sobre o autor e suas obras: no skoob

Na verdade o nome completo do autor é Émile-Édouard-Charles-Antoine Zola. Eu não o conhecia, nunca tinha ouvido falar em seu nome, na verdade pensava que se tratava de um autor de livros de Biologia. Sim, vou explicar porquê. 

Meu avô "desenterrou" a coleção "" de Emílio Zola (sim lá em casa falam Emílio e não Émile) do sótão da casa dele e passou para minha mãe, que sempre falava dessa coleção. Ela falava porque era um trambolho, era enorme e não cabia em lugar nenhum. Ela queria se desfazer.

Bom, pelo fato de minha mãe ser bióloga e sempre ter muitos livros da área, pensei que se tratasse de mais uma coleção antiga sobre biologia marinha, ou seres invertebrados, algo do gênero. Meu avô costumava comprar esses livros para  ela.

Então não dei muita bola, até que minha mãe me entrega aquela baita caixa pesada cheia de livros velhos e empoeirados e diz: "Vende na internet, o que ganhares é teu". Caiu em meus braços literalmente a coleção de Émile.

A caixa ficou embaixo da escada lá em casa por um mês, até meu marido pegar um livro, descobrir mais sobre ele, tirar várias fotos e anunciar na internet, um preço bem alto, já que se tratava de uma coleção de 24 volumes e sem achar outros preços na internet para comparação. Mas daí perguntei para ele se um sebo não pagaria mais por livros de biologia. Ele disse que não pareciam livros técnicos.

Contei à minha mãe e avô que os livros já estavam à venda e meu avô perguntou se eu já havia lido algum. Falei que não porque não tinha interesse em ler nada de biologia. Foi quando descobri que na verdade os livros nunca foram da minha mãe. Eram mesmo do meu avô e não eram de biologia.

Voei para casa ver do que se tratava. Era uma coleção do escritor francês Émile Zola - até então desconhecido para mim - e era LITERATURA, imagina minha felicidade: uma coleção completa, 24 livros, cada um com mais de 400 páginas, impressos em 1956, de um famoso e polêmico escritor francês (morreu por ter inalado gás carbônico de uma chaminé com defeito, mas dizem que pode ter sido assassinado por inimigos políticos). Fiquei feliz da vida porque nunca tive livros tão antigos e nem uma coleção tão grande. Agora a série do Game of Thrones será fichinha pra ler.

Bom, meu avô disse que nunca leu nenhum dos livros do Emílio (chamo o autor pelo primeiro nome como se fosse meu amigo mesmo - e ainda na forma abrasileirada). Contou que na época em que comprou a coleção os representantes vinham de longe, de São Paulo, vender livros nas casas. Meu avô contou que pagou bem caro na época, mas nunca leu. Estranho minha mãe e tia não terem lido, pois gostavam de literatura.

Agora pensa: eu que gosto de literatura, tenho uma coleção de um autor reconhecido - fato que eu não tinha conhecimento -, antiga, que deve valer muito, que foi do meu avô, que tadinho nunca leu um livro sequer, será que ainda vou vender? Óbvio que não. Virou relíquia de família.

Descobri que a coleção toda fala de uma família, cada livro uma história. Ainda não sei muita coisa, mas qualquer hora me arrisco a abrir as primeiras páginas.

Limpei cada um dos livros, já que alguns tinham traça além de pó. Agora estão lá, lindos na minha estante, olhando para mim todos os dias. É uma ótima lembrança do meu avô e certamente uma ótima história para se entreter. Mas se alguém se interessar e quiser pagar muitooo mais do que valem, quem sabe eu venda... (mas antes prometo ler todos).

5 comentários:

  1. Sensacional!! Já ouvi falar de Émile Zola, mas tudo que seu é que foi um escritor famoso (e acho que um ativista político da época dele), também nunca li nada que ele escreveu, mas agora fiquei curiosa, abre um aí pra ver qual é! Baita herança de família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu terminar de ler te aviso, espero que seja em breve!

      Excluir