Compre na Amazon com meu link

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Última Música – Nicholas Sparks

Devo ler: (X) Sim    
Adaptação filme: (X) Sim
Tempo médio de leitura: 5 dias
Páginas: 383 (Editora Novo Conceito)

Estou adorando ler os livros desse autor e assistir aos filmes! O filme é bonito, mas o livro tem muito mais história e detalhes. No filme o romance acontece tão rápido, no livro tudo é detalhado. (aiaiaiai – parece que estamos vivendo a história).

Ronie e seu irmão vão passar as férias de verão com o pai com quem ela não fala desde a separação de sua mãe, há três anos. A única coisa que unia pai e filha era a música, a paixão por piano. Mas desde a separação Ronie decidiu não tocar mais o instrumento. 

O cenário da história é uma praia, onde a jovem conhece pessoas (boas e más), se mete em confusão – sendo acusada de furto –, se encanta com animais, protegendo filhotes de tartaruga e se apaixona, claro, por Will.

Mais uma vez o autor une um casal que parece não ter nada a ver (como foi em "Querido John"), a menina, que só anda vestida de preto e cabelo pintado de roxo e o rapaz playboyzinho/corpão que joga vôlei na praia. Juntos eles passeiam, cuidam de filhotes de tartaruga, pescam, andam de carro na lama, se divertem. Ela se torna bonita/inteligente e ele rico/voluntário/legal. Clichê?? É Nicholas Sparks gosta de ser clichê em alguns momentos (como apresentar mais uma história de amor à primeira vista), mas emociona com certeza. 
 
Ronie aos poucos vai fazendo as pazes com o pai, e procura entender a mudança que ele teve. Então descobre que ele pretendia passar seu último verão com os filhos. Ele tem câncer, estando já em fase terminal. Mas não foi só por causa da doença que seu pai mudou.

O livro nos faz repensar sobre o que realmente damos valor, ou que valor damos às pessoas que nos cercam? Momentos de amor não deve ser sacrificados por mágoas... podemos estar perdendo momentos especiais ou até pessoas especiais.
O autor aborda temas como separação, perdão, frustração, preconceito entre classes, amizade, honestidade, câncer, religião. Apresenta cenários deslumbrantes como praias, aquários, parques, mansões (parece que estou falando de um filme? É que a imaginação que vai longe).

Cativante, como sempre o autor consegue prender o leitor.

4 comentários:

  1. Meeeu, como consegues ler assim?? Qto tempo levou esse?
    Bjoss!

    ResponderExcluir
  2. IIIsso que eu ia perguntar! Marina, sua traça! hahaha Mas hein? Quanta paixão nesse coração! Côsa linda! Beijo, beijo no meu amigo Vini!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Admiro esta tua fome de livro! Bem legal o blog, pois quando eu vou na locadora, eu nunca sei que filme pegar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. "Acabei de acabar" este. Comecei na 6a à noite e terminei agora (4a à noite), então acho que demoramos o msm tempo na leitura...rsrs Em comparação a "O melhor de mim" e "Querido John", gostei + deste :) Demorou um pouquinho pra me cativar - acho que por ser um livro grande, às vzs parecia que a hst não ia desenrolar nunca - mas depois que "peguei o espírito da coisa" fiquei encantada! Zilhões de vzs melhor que o filme, a riqueza de detalhes, fatos e personagens fez toda a diferença! E que final, hein? Nem se comparou ao do filme!

    Bjs,

    Flavinha

    ResponderExcluir