Compre na Amazon com meu link

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A máquina de contar histórias - Maurício Gomyde

Título: A máquina de contar histórias
 Autor: Maurício Gomyde
 Páginas: 192 (Editora Novo Conceito) 
Ano: 2014
Adaptação em filme: (X) Não 
Tempo de leitura:4 dias
Mais informações sobre o livro: A máquina de contar histórias

Fiquei surpresa e de uma forma positiva. Minha expectativa não era alta. O livro estava na estante há bastante tempo. Mas esse ano decidi ler mais livros de autores nacionais. E escolhi esse porque era o mais curtinho de todos.

Primeiro: impressionada com a profundidade da trama, do poder de reflexão que ela gera. Segundo: muito bem escrito, leitura flui de uma forma tremenda. Terceiro: o personagem principal é escritor (amei, óbvio).

Um escritor vê a esposa sofrer com o câncer. Para não se afundar em tristeza ele se afunda nos livros, passa a escrever diariamente, passando o dia trancafiado em sua sala de escritor, ganha fama e passa os dias viajando e divulgando seus livros. Até que a esposa falece. Nesse momento triste as únicas ao lado da mãe eram Valentina e Vida, as filhas do casal, com respectivamente dezesseis e quatro anos de idade.

Agora Vinícius volta pra casa e se vê odiado pela filha mais velha por não ter dado o suporte e carinho necessário à esposa nesses últimos momentos. Vendo que havia dado preferência à profissão em detrimento da família, agora Vinícius tenta reconquistar o amor e o perdão das filhas. Para tanto não mede esforços, tempo, nem palavras. 

Uma história que emociona, que gera reflexão. Uma leitura rápida, dividida em capítulos curtos. São várias cenas que até acho que o livro poderia ser maior, ter mais detalhes, descrição dos lugares, afinal eles viajam por lugares do mundo. Queria viajar junto. Por fim: indico! Ponto para a literatura nacional. Pronta para ler os demais livros do autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário