Preciso contar o que aconteceu há uns dias atrás.
Uma senhora ajudou doando muitos livros para a campanha de livros para a Casa de Semiliberdade Frutos do Aroeira. E empolgada com a ideia, pediu aos seus amigos que lhe dessem de aniversário quantias em dinheiro ao invés de presentes, para que ela pudesse comprar livros novos e doar para alguma instituição.
Então ela entrou em contato comigo e elaborei uma lista de 14 livros da área infanto-juvenil. Fiz uma lista enorme, caso na livraria não tivessem disponíveis alguns. Para minha surpresa ela comprou todos!!!
Então ela entrou em contato comigo e elaborei uma lista de 14 livros da área infanto-juvenil. Fiz uma lista enorme, caso na livraria não tivessem disponíveis alguns. Para minha surpresa ela comprou todos!!!
14 livros doados novos + 3 usados que já tinha recebido |
Imaginem a minha felicidade saindo da livraria com uma sacola cheia de livros novos para doação. Segundo passo: encontrar uma institutição que precisasse dos livros e ainda não tivesse sido beneficiada com uma campanha. Descobri que a Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito tinha livros para as crianças, mas poucos exemplares para adolescentes. Ótimo, era a instituição a ser beneficiada.
Chegando lá na segunda pela manhã entreguei os livros e conheci a biblioteca colorida onde ficariam os livros. Eu disse que esperava que os livros fossem bem aproveitados. A assistente social me disse que seriam utilizados no Projeto "Fazendo minha história", um projeto de incentivo à leitura literária e registro da história das crianças e adolescentes da casa, tudo isso feito por voluntários. Na hora meus olhos brilharam: leitura, voluntários?? Fale mais sobre isso! Perguntei se precisava de alguma formação, e ela disse que não, bastava uma capacitação e que ela seria ministrada naquele mesmo dia, à noite. Óbvio que já na hora me inscrevi e fiz a capacitação.
Desde o começo do ano pensava em trabalhar com literatura com crianças ou adolescentes, foi a oportunidade perfeita. Tenho certeza de que não foi coincidência. E tudo aconteceu no mesmo dia.
Agora participo uma vez por semana do projeto "Fazendo minha história" com uma adolescente de 13 anos muito empolgada. Ela "amou" o álbum dela que estamos fazendo sobre a história de sua vida e quando eu mostrei os livros novos que a Casa de Acolhimiento recebeu, ela dizia: "Eu quero ler este", "ai os meninos vão adorar esse livro", "Ai que capa linda"e já levou no mesmo dia uma das novas aquisições para ler.
(mais informações sobre o projeto: http://institutofazendohistoria.wordpress.com/sobre-nos/)
(mais informações sobre o projeto: http://institutofazendohistoria.wordpress.com/sobre-nos/)
Imaginem minha felicidade de ver isso, lágrimas me vieram aos olhos. Tudo começou com uma senhora muito generosa que queria despertar nos adolescentes a mesma vontade de ler que ela tem. Que outras pessoas também possam pensar assim e dar às crianças e adolescentes um mundo de imaginação.
Sensacional...
ResponderExcluirParabéns Mah!!! Você incentiva as pessoas e mostra que com um pouquinho de boa vontade e generosidade as coisas podem dar certo!!!!
ResponderExcluirGrande iniciativa, tenho muito orgulho de ser sua amiga!
beijão!
Que legal, Má!!!
ResponderExcluirEntão, as coisas realmente não acontecem por acaso... Esses dias minha chefe aqui no trabalho comentou que tinha uns livros para doar, eu já falei de ti e catei os livros!
Estava para te escrever e acabei esquecendo...
Vamos combinar de eu te entregar??? Não são novos, mas semi!
Linda Marina!!!
ResponderExcluirBeijo
Carol
Aqui estão as instituições beneficiadas em SC:
ResponderExcluirhttp://institutofazendohistoria.wordpress.com/2013/03/11/resultado-biblioteca-em-instituicoes-de-acolhimento-no-estado-de-santa-catarina/
Muito legal! Parabéns. Beijo
ResponderExcluirCarol Flesch
Parabéns, Marina!!!
ResponderExcluirbeijos Fabi (tua ex- estagiária)
hahahha