Compre na Amazon com meu link

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins

Devo ler (X) Sim
Adaptação em filme (X) Não
Tempo de leitura: 3 semanas (intercalando com outro livro)
Páginas: 288 (Editora Novo Conceito)
 
Um livro com temática mais adolescente. Anna é mandada pelos pais para estudar o último ano do colegial na França. Ela não queria ir, tem medo de não se adaptar, não falar francês, não ter amigos. Antes de viajar Anna ainda conheceu Toph, e espera econtrá-lo na volta.

Anna tem medo até de saír das imediações da escola para conhecer Paris. Imagine você estar na França e não querer sair.

Mas ela faz amizade com um grupo de amigos do último ano, entre eles Étienne St. Clair. Para os outros é St. Clair, para os íntimos Étienne. E Meredith, uma das amigas do grupo, tem uma paixão platônica por ele. Todas as garotas da escola apreciam seu jeito charmoso. Anna espera não cair no mesmo encanto.

Detalhe, St. Clair tem uma namorada, Ellie, que já está na faculdade. Anna afirma ela e Étienne - sim logo se tornaram íntimos - são apenas bons amigos. Ele já não suporta ver Anna enclausurada e decide mostrar Paris a essa jovem americana.

Ela ainda não sabia, mas em cada esquina de Paris tem um cinema, daqueles aconchegantes, com filmes mais alternativos. Ela não queria mais nada, passou a frequentar o cinema quase todos os dias, às vezes na companhia de amigos, às vezes apenas Étienne. A amizade vai mudando de nível.

O livro começa meio lento, e a noção de tempo não é muito precisa. Anna ficaria 9 meses em Paris para estudar. Nesse intervalo ela vai uma vez para casa nas férias e percebe que os amigos que deixara já não são mais os mesmos, o menino de quem gostava, Toph, talvez já não seja mais o mesmo.

Todavia isso apenas aproxima Anna e Étienne. Eles já não se desgrudam mais, todos percebem. Ela nega para os outros e para si mesma, mas já não suporta mais a situação.

Tem horas que você fica com raiva de Anna, às vezes de Ellie e às vezes de St. Clair. Mas Étienne acaba te conquistando leitora, cuidado.

Preciso dizer que a leitura não fluiu como eu pensava. As frases eram truncadas pois misturavam muitas falas com apostos entre os travessões.

Bom a descrição de Anna sobre os cinemas me deixou com água na boca. Então ontem, faltando 10 páginas para terminar o livro fui a um cinema mais alternativo assistir um filme francês, ótima experiência!

Ps. também têm trechos muito românticos, inclusive declamação de versos de Pablo Neruda.

4 comentários: