Compre na Amazon com meu link

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do livro - 23 de abril - Regras de leitura

http://sheer-shenanigans.tumblr.com/post/45948485323
Para comemorar o dia mundial do livro (23 de abril) vou apresentar algumas das minhas regras de leitura:

1. Sempre terminar o livro.
Por pior que ele seja, denso, complexo, prolixo, penso que os livros sempre trazem algo de bom. Pode ser vocabulário, histórias interessantes, ou até mostrar "como não escrever um livro". Mas também pode acontecer de você ser surpreendido pelo autor e ter um bela história a partir da metade do livro. Por birra e obrigação, sempre termino um livro.
Obs. até hoje não terminei "O mundo de Sofia" de Jostein Garder, claro, pois comecei a ler na 7ª série, nem era livro pra essa idade. Mas prometo um dia terminá-lo.

2. Sempre ter um livro consigo.
Levo um livro aonde for, nunca saio sem um bom acompanhante. Se esqueço em casa ou no trabalho o livro que estou lendo, volto para buscar. Os almoços não são a mesma coisa sem meu fiel companheiro. Nem que seja só para desfilar com ele na rua: o livro da vez. Uma fila de banco pode ser a melhor coisa do dia se você estiver com o seu livro. Leia em qualquer lugar, em qualquer hora. Gosto de ler até no elevador. É otimizar o tempo!

3. Sempre ler livros de papel.
Para a tristeza de muitos, sou contra e-book, forte falar isso, mas é verdade. Nada como sentir o cheiro do livro, tocá-lo, amassá-lo sem querer, molhá-lo quando está na praia (mesmo tentando evitar), sublinhar as partes que o marcaram. Coisas que não têm o mesmo valor se for um e-book.

4. Sempre entrar na história.
Não importa se é romance, se é ficção, policial, de época, se foge ao seu gosto, entre na história, viva com os personagens. Não é à toa que livros nos transportam para outros mundos, nos fazem viajar, você precisa 'comprar' a história.

5. Sempre, que possível, troque a TV por um livro.
Tirei a TV do quarto há um tempo, nada melhor. Meu número de livros lidos aumentou. Muitos podem novamente discordar, mas se assisto um programa de TV, depois de um tempo não lembro dele. Já um livro, você pode até esquecer os pormenores, mas nunca esquece o enredo.

6. Não ter vergonha do livro que está lendo.
Dependendo do lugar onde vou fico receosa do que vão pensar sobre o livro que estou lendo. Mas o livro é meu, sou eu que estou lendo, às vezes é um livro mais picante, às vezes mais infantil. E daí? Tenho liberdade de ler o que quero e se leio em casa, por que não ler na rua? Confesso, às vezes fico encabulada.

7. Não emprestar livros se você tem medo de não receber de volta.
Sou sim apegada aos meus livros, mas sei que na prateleira não estarão sendo úteis para ninguém. Então empresto, mas com a condição de só emprestar para pessoas conhecidas e que sei que irão conservá-lo.

8. Não estragar, amassar, destruir livros.
Eu sempre cuido dos meus livros, aqueles que vêm com caixinha sempre guardo direitos na caixas para que não amassaem. Quando ando por aí com o livro, levo dentro de uma capinha de pano para preservá-lo e quando vou à praia, a capinha é de plástico. Ajuda bastante.
Destesto emprestar um livro e ele voltar com os cantos batidos, a capa e orelha amassadas. Se você está com um livro emprestado, por favor cuide dele, não é seu, e outras pessoas ainda pretendem utilizá-lo. Por isso sempre empresto um marcador de páginas junto, para não voltar com a orelha amassada. Se o livro é empresatado, favor não sublinhá-lo, isso é uma prerrogativa do proprietário (e eu amo fazer isso, principalmente com as frases românticas).

9. Tenha o direito de citar os livros.
Adoro ler um livro e depois ver como algumas frases se encaixam no dia-a-dia. Ou observar como a história das pessoas é parecida com a dos livros. É seu direito imaginar, rir com isso. Não tenha medo de citar frases ou personagens dos livros. Tem gente que vai achar você um chato, mas tem gente que vai rir e ainda ficar interessado pelo livro.

10. Aprecie livros sem moderação.

http://colecionadora-de-contos.tumblr.com/post/47020916530

8 comentários:

  1. Gostei principalmente da regra dos livros de papel...hehe Tb não consigo aderir aos ebooks! Td bem que eu nem tenho um IPad pra facilitar essa prática, mas mesmo assim acho que nd substitui os meus amados livros em papel.

    ResponderExcluir
  2. Tb sou muito apegada aos meus livros e gosto de emprestar pensando que eles voltarão como eu entreguei. Muito boas essas dicas!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Adorei, concordo e pratico as mesmas "regras" ;) Um feliz dia dos livros, esse nosso mundo de papel tão precioso, para nós! Um brinde a todos que já lemos e a todos que ainda vamos ler e a tudo de bom que eles nos trazem! bjoss

    ResponderExcluir
  4. Adorei os 10 mandamentos dos livros!!!!
    Mas nao consigo praticar o número 1.
    Beijoca
    Carol Flesch

    ResponderExcluir
  5. Gostei das tuas regras! Tenho algumas semelhantes, mas no meu caso deveria ser: sempre trocar a internet por um livro e tenho falhado... :S
    Bjoss

    ResponderExcluir