Compre na Amazon com meu link

sexta-feira, 18 de março de 2011

Adeus, China: O último bailarino de Mao – Li Cunxin

Devo ler? (X) sim
Adaptação filme (X) Não
Tempo de leitura: 1 mês
Páginas: 398

Faz um ano que li este livro. Sem muito romance, uma história emocionante de superação e coragem.

Li Cunxin descreve suas memórias de quando era apenas uma menino e foi recrutado na escola para servir a Mao Tse Tung e ao comunismo integrando a academia de dança de Pequim. 

Apesar de não ter o físico necessário, Li se esforça ao máximo para progredir na carreira de bailarino e fugir do futuro certo da família camponesa de sete filhos que não tinha comida suficiente, vestimentas ou habitação decentes.

Para atingir seus objetivos Li treina durante dias e noites, machuca-se, mas não desiste. O sofrimento físico é menor que a pressão psicológica de seu destino. E sempre com esperanças de ajudar sua família.

Sua determinação o leva a residir nos EUA para dançar, mas afastado da família e da China. Apesar do sucesso no balé, Li sofre mais frustrações, como um casamento falido. A dor física, emocional e psicológica já se igualam. Não é preciso dizer que com tanto esforço ele se tornou um famoso e requisitado bailarino.

De brinde, muita informação sobre a cultura chinesa (muito interessante)!

História que emociona e mostra a pequenez de nossos problemas do cotidiano. Tudo se recupera com o tempo, menos o tempo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário