Devo ler? (X) Não, só se você quiser visitar Toscana
Adaptação filme (X) Sim, bem melhor que o livro (um milagre)
Tempo de leitura: 3 semanas e 1 dia
Páginas: 302 (Pocket)
Demorei pra postar porque foi exaustivo ler este livro, pois não é do tipo que aprecio. É extremamente descritivo, falando o tempo todo dos tipos de flores e comidas de Toscana, descrevendo-as minuciosamente, o que deixa o leitor desinteressado.
Trata-se de um casal de professores universitários americanos, que, viajando pela Itália, se apaixona por uma casa velha antiga em Toscana. Para se tornar habitável a residência precisa de várias reformas, assim, o livro trata dos períodos de férias que eles gastam se torturando para reformar a casa e o jardim. Além disso, eles plantam oliveiras, para depois fazer azeite de oliva. Interessante? Talvez.
Claro que eles conseguem tempo para passear por Toscana, apreciar os lugares românticos e calmos, além das deliciosas comidas e vinhos. Ah para quem gosta de cozinhar, o livro traz várias receitas italianas, e realmente os pratos são de dar água na boca.
Os hábitos do lugar são de dar inveja, o comércio fecha depois do almoço para todos descansarem; trajetos podem ser feitos a pé ou de bicicleta; a calmaria do lugar possibilita relaxar na sacada lendo um livro e bebendo vinho; o silêncio impera na vizinhança. Dá até vontade de comprar uma casa num lugar assim.
Mas quanto ao livro, falta uma história cativante, chega de descrição de cada janela da casa, cada flor do jardim.
Por isso digo, assisti ao filme e adorei, porque é bem diferente. No filme ela é uma mulher recém separada que vai para Itália e compra uma casa, reforma sozinha e o galã, seu par perfeito, Ed, só aparece no final, bemmmm diferente do livro!
Por isso, assista ao filme. Não recomendo perder tempo com este livro, mas você pode correr o risco e gostar! Atreva-se!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpelos comentários, não lerei!! rsrs
ResponderExcluirbjs
Hahahaha, eu quero ir pra Toscanaaaaa!! Mas assim, vale a pena mesmo se for pra lá?
ResponderExcluirHmmmm, entendi pq demoraste tanto pra postar esse, rsrs.
Ah, já li dois livros esse ano!! (quer dizer, terminei-os, mas eles estavam antes da metade) eeeee, se eu continuar assim, lerei pelo menos 12, hahahahaha. Tinha começado uns 5 ou 6 livros o ano passado e nao terminado.
Saudades de tu!
Bjoooo
QUERO PARABENIZAR PELO LIVRO E PELO FILME.O LIVRO VAI MUITO DA INTERPRETAÇÃO DE CADA LEITOR,POIS MESMO QUE SEJA DESCRITIVO,JA QUE É PARA RELATAR A EXPERIENCIA EM TOSCANA,TEM OUTRAS COISAS TBÉM INTERESSANTES,COMO AS RECEITAS DE VARIOS TIPOS DE COMIDAS TIPICAS;E PRA COMPREENDER MAIS,INDEPENDENTE DOS GOSTOS DOS LEITORES,O MARAVILHOSO É LER,DESFRUTAR,SEM PERDER TEMPO COM CRITICAS,JA QUE É UMA ARTE ESCREVER..SEJA UM POEMA..UM TEXTO ..OU UM LIVRO..QUE FOI PRODUZIDO COM TANTO CARINHO...AFINAL É UMA DÁDIVA PARA QUEM LÊ UM LIVRO..SEJA ELE UM ROMANCE,OU UMA FICÇAO...E COMO A ESCRITORA O FEZ..DIVIDIU COM TODOS O PRAZER DE IR A TOSCANA..DESCREVENDO AO MODO DELA..QUESTÃO DE IMAGINAÇÃO..E VIAJAR JUNTO..COM FRANCES...GOSTEI MUITO DO LIVRO...E O FILME..FORMA O CONJUNTO..MESMO PORQUE AMBOS SÃO DIFERENTES EM ALGUMAS COISAS...MAS AMBOS INTERESSANTES.. att.nany..fpolis..sta.catarina..brasil
ResponderExcluir