Compre na Amazon com meu link

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A mulher de trinta anos - Honoré de Balzac



Título: A mulher de trinta anos
Páginas: 224 (Editora L&PM Pocket)
Ano: edição 2001
Adaptação em filme: (X) Não
Tempo de leitura: 4 dias
Mais informações sobre o livro: A mulher de 30 anos

Às vésperas de fazer 31 anos, preciso falar de "A mulher de 30 anos".

Interessantíssimo o livro. Pode-se dizer que é a obra mais conhecida de Honoré de Balzac. Foi escrito em 1832, mas engraçado como pode ainda ser atual. O título, unido ao sobrenome do autor, deu origem à expressão "mulher balzaquiana", aquela mulher que chega aos 30 anos de idade, supostamente idade em que se reinventa, se descobre, se estabelece, amadurece. Sim, cheguei aos 30 e ganhei o livro de presente.

É a história de Julie, jovem e bela que se vê apaixonada por um soldado, deseja imensamente desposá-lo, mesmo contra as orientações do pai. Um ano depois Julie se apresenta como uma mulher arrependida, relata o sofrimento psíquico que vive com um homem que se mostra frio, indiferente ao casamento, totalmente alheio às expectativas dela.

Vivendo um casamento enfadonho ela conhece um jovem que lhe atrai não só olhar como a mente, e que parece compreendê-la bem melhor que o marido. Até mesmo a presença da filha no mesmo ambiente não impede Julie do flerte. Mas nem aí Julie parecer ter sorte no amor.

Não posso contar mais para não ser spoiler, mas digo que Julie viveu amargamente um casamento falido, sonhou com um amante impossível, criou filhos que se perderam, se afundou na tristeza de ver a família se desfazer e de não se sentir completa na vida. O auge dela seria os 30 anos, onde já compreendia bem a vida.

Por vezes a trama se mostra confusa, porquanto se tratam de diversos fragmentos da história, publicados em folhetins e que depois foram reunidos dando origem à obra. A vida inteira de Julie é descrita no livro, desde sua intenção de casar, até quando uma de suas filhas decide ter o mesmo destino de casar-se. 

É um livro denso de ser lido, a leitura trava em certos momentos, é preciso estar atento aos nomes dos personsagens, cenários e tempos para não se perder. Personagens secundários ganham destaque.
A edição de bolso facilita levá-lo para qualquer canto.

Algumas frases pontuais do livros são tão verdadeiras e cheias de conteúdo e sentido, que precisavam ser reproduzidas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário