Compre na Amazon com meu link

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O álbum - Timothy Lewis

Título: O álbum
Autor: Timothy Lewis
Páginas: 240 (Editora Novo Conceito) 
Ano: 2015
Adaptação em filme: (X) Não 
Tempo de leitura: 1 mês (porque li em ebook no celular)
Mais informações sobre o livro: O álbum

É preciso prestar atenção desde o início da trama, pois se passa em dois tempos. 

No presente temos Adam, negociante de objetos antigos, que encontra um álbum contendo cartões postais escritos por um homem para usa esposa. Separado há algum tempo, Adam ainda acredita no amor verdadeiro, mas sem entender porque se divorciou, vai atrás do segredo desse casal.

No passado, a história do casal dos cartões postais, que começa em 1926. Ele: Gabe; ela: Huck (na verdade esse é seu apelido, o nome é Pearl). Eles se conheceram quando ele trabalhava numa peixaria, ele a atendeu fazendo gracinhas. Ela era sagaz e não deixava barato. Além disso, Huck tinha noivo, considerado o pretendente ideal pela família dela. Apesar dos empecilhos e desencontros, um não tirava o outro da cabeça. Até que um encontro do acaso os reúne: Gabe e Huck, Huck e Gabe.

Bastou uma noite e uma madrugada para que os dois se apaixonassem. Quem não deixa barato agora é o tal noivo. O novo casal decide enfrentar tudo e todos. É apaixonante ver como os dois se relacionam. Sou obrigada a contar que o romance vai longe, cerca de sessenta anos, e desde o casamento deles, toda sexta-feira Gabe escreve um cartão postal com poemas para Huck. Não atrasa nunca. 

É nesse ritmo melodioso que a trama se desenvolve mostrando o relacionamento e dificuldades do casal. Não é o casal perfeito, passa por dramas como qualquer família, mas é um casal que se ama e assim supera tudo da melhor forma. A união deles é linda de se ver (na minha imaginação). 

A diagramação do livro é bela, os poemas escritos por Gabe ganham destaque especial. A capa também me atraiu bastante. 

Destaco que a leitura travou um pouco diante da existência de tantos personagens e em razão das narrações intercaladas no tempo presente e no tempo passado, o que me decepcionou um pouco com o livro, mas quando pega o fio da meada, vai que vai. Eu me arrisco a dizer que poderia ser apenas a história de Gabe e Huck, acho que não sentiria tanta falta de Adam, mas quem sou eu pra meter o bedelho na história alheia certo?!

Têm trechos lindos e românticos como esses: 

Um sorriso de mulher é um presente, Charlie. O presente mais lindo que um homem pode ganhar (p. 25).

Aquela força é a esperança, a base de nossas almas.
A esperança já venceu guerras, erradicou doenças. No espírito humano insaciável, a esperança é o fogo (fl. 218).

E preciso registrar um dos poemas de Gabe para Huck, um dos que mais gostei:
Nesta última sexta do rimar, 
Seu marido nem pode contar
Quantos abraços te daria
Sob mais um céu estrelado.
Mas a vida é curta para amar,
E nos portões do céu vou te esperar,
Pois, sem você, eu jamais seria
E para sempre serei seu amado.
Para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário