Compre na Amazon com meu link

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cartas para você - Duda Razzera

Título: Cartas para você
Autor: Duda Razzera
Páginas: 2016 (Editora Novo Século) 
Ano: 2014
Adaptação em filme: (X) Não 
Tempo de leitura: 3 dias
Mais informações sobre o livro: Cartas para você

Sofrimento colocado em palavras como forma de obter a aceitação da morte de um pai. Trata-se da história da própria autora, escritora catarinense, mas com o nome da personagem alterado para Georgia. Após perder o pai, seu grande amigo e conselheiro, ela se viu sem chão, sem rumo, sem vontade de continuar. Remédios, acompanhamento psicológico e apoio da mãe e irmã não foram suficientes para aliviar a dor. Superação e aceitação para ela têm conceitos diferentes para Georgia, então enquanto a aceitação não vem, ela escrever cartas buscando alcançá-la. 

Todo capítulo começa "Querida aceitação". Assim Georgia segue narrando sua trajetória de vida, um breve histórico antes da morte do pai e se estende pela montanha-russa que se tornou sua vida depois da perda de seu coaching, como ela costumava chamar. 

Amores e disamores são citados, trabalhos e desavenças na família são dissecados nas memórias lançadas nas páginas em forma de cartas. Enquanto a aceitação não vem, o papel recebe as dores de uma filha órfã de pai, que se vê num mundo sem brilho, mas que precisa buscar outras inspirações para continuar.

Ela fala do vazio que o pai deixou, lembra das coisas boas que viveu com ele, como ele era o elo da família de quatro pessoas. Agora ela busca em outros relacionamentos suprir a falta, mas que a mãe e a irmã são diferentes, a família do pai vive em pé de guerra, passou a perna no pai de Georgia, a família da mãe é distante. Todos os rapazes que aparecem, seja na faculdade, no círculo de amizade ou na internet, não parecem preenchê-la por inteiro.

São as memórias e anseios da autora, sobre isso não posso falar, mas posso dizer que o livro é muito bem escrito, flui, mas por vezes fica repetitivo. A própria autora confessa que as cartas têm os sentimentos de perda e solidão muito enfatizados e repetidos, mas são os sentimentos que ela tinha no momento. É um livro de alguém passando pelo luto, então as palavras não são alegres.

Gostaria de ver mais a continuidade da vida de Georgia, os pequenos e grandes dilemas da vida. A saudade sempre vai existir, as boas memórias também, mas de fato a vida continua e a saudade precisa ficar no cantinho da orelha para não atrapalhar a visão do resto da vida, que pode-se dizer, é boa, muito boa, apesar da dor de quem fica.

(Essa resenha foi escrita há meses e aguardava para ser publicada, mas agora parece que o sentimento que vivo exige que seja essa semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário