Compre na Amazon com meu link

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ansiedade: como enfrentar o mal do século - Augusto Cury

Título: Ansiedade: como enfrentar o mal do século
Autor: Augusto Cury
Páginas: 160 (Editora Saraiva) 
Ano: 2013
Tempo de leitura: 20 dias (intercalando)
Mais informações sobre o livro no skoob: Ansiedade

Ansiosa para ler o livro, isso é um absurdo não é? Pois então, antes de ler o livro já descobri que sofria desse mal.  

O assunto é interessante, mas enfadonho no início. A parte final é mais palpável, permite que o leitor se identifique ou não com a teoria.

O autor aponta diferenças entre os conceitos de depressão, hiperatividade, síndrome do pensamento acelerado, concentrando-se neste último.

Quem tem síndrome do pensamento acelerado (intimamente ligado à ansiedade) sofre de alguns sintomas provocados por "janelas de memória". Tais janelas podem desencadear reações até indesejadas e por isso o autor ensina como enfrentá-las. 

Minha parte favorita foi justamente identificar os sintomas da síndrome do pensamento acelerado, seus níveis e as consequências disso: distração, ansiedade ao extremo, insatisfação, envelhecimento precoce, desproteção emocional. 

É preciso ter qualidade de vida, saber controlar sua mente, saber criticar seus próprios pensamentos. Inclusive o autor critica pais que desejam que seus filhos sejam super dotados e enfiam conhecimento goela abaixo, antecipando o processo de aprendizagem que deveria ser lúdico preservando e equilibrando a idade mental e emocional da criança. 

O autor destaca alguns sintomas, esses sou obrigada a escrever, não há quem não se identifique com a maioria deles nos dias atuais: "ansiedade, mente agitada ou inquieta, insatisfação, cansaço físico exagerado, acordar cansado, sofrimento por antecipação, irritabilidade, impaciência, dificuldade de desfrutar a rotina (tédio), dor muscular, dor de cabeça, déficit de concentração, déficit de memória, transtorno de sono", etc.

Melhor frase do livro: 90% das suas preocupações e adivinhações em relação ao futuro não se concretizarão. Então por que gastar tempo com isso?
 
Meu resumo: 
- diminuir fluxo de informações no dia-a-dia, mormente as de cunho passageiro (ex. noticiário). 
- Está na agenda, não deve mais ser motivo de preocupação (fácil, fácil)
- Aprender a questionar qual a razão dos pensamentos ansiosos e se valem ocupar minha mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário