Compre na Amazon com meu link

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Teorema Katherine - John Green

Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Páginas: 304 (Editora Intrínseca) 
Ano: 2013
Devo ler: (X) Não 
Adaptação em filme: (X) Não 
Tempo de leitura: 1 mês
Mais informações sobre o livro no site: http://www.oteoremakatherine.com.br/

O autor pode ser bom, o outro livro dele que li "A culpa é das estrelas" é maravilhoso, mas esse achei um desastre. 

História chata, muito adolescente, um tédio. Li até o final porque já disse que não gosto de desistir de um livro. Classifico até como juvenil, porque é bem adolescente, apesar de tentar não ser.

É a história de um nerd, Colin. Ele só gosta de Katherines. Mas o cara é tão chato mimado, esforça-se tanto para ser um gênio, que nenhuma namorada aguenta. Sim, ele foi dispensado por 19 Katherines. Então Colin, como gênio que é, tenta fazer um teorema para descobrir quando os relacionamentos vão terminar, numa linha os terminantes e na outra os terminados (se funcionasse seria a invenção do século).

Enquanto ele sofre essa dor de cotovelo, parte para uma viagem sem destino com seu melhor e único amigo, Hassan, um ogro praticamente. Os dois chegam a uma cidade pequena e conhecem Lindsey. A partir daí eles decidem ficar na cidade, na casa da garota e sua mãe e então começam a trabalhar. Visitam moradores da cidade fazendo uma pesquisa para a mãe de Lindsey.

Digo que a história não é nada atrativa, os diálogos por vezes são cansativos e confusos, já que são dois Colins na história, além das 19 Katherines. A história não tem um destino certo, um enredo atrativo. Você pensa que eles vão sair da cidade e continuar a viagem, mas daí na metade do livro o leitor desiste.

Não posso deixar de dizer que alguns trechos são engraçados, você ri sozinho, mas não superam a parte entediante do livro.

As notas de rodapé que deveriam ser divertidas e para deixar o livro diferente, enchem o saco. Apesar de ter assistido duas palestras da Editora dizendo que não, são sim, entediantes (já repeti muito essa palavra? mas para mim ela resume o livro). O leitor se irrita com o conteúdo das notas, às vezes explicativas, às vezes com comentários desnecessários.

Para quem tem paciência, não tem outros livros para ler e possui um gosto muito diferente do meu, abra a primeira página, se a história te cativar, vá em frente e depois me conte.

3 comentários: