Compre na Amazon com meu link

sexta-feira, 28 de março de 2014

Se um dia minha casa pegasse fogo...

eu salvaria meus livros! Sim, "minhas" histórias são meu xodó! 

Primeiro, espero que isso nunca aconteça. Segundo: se acontecer, espero que todos meus livros estejam emprestados, porque carregar cento e poucos livros não seria fácil.

Existem pessoas que salvariam fotos, outros sapatos, outros computador, outros joias. Meu tesouro é cada livro da minha estante, incluo os de ação, os de superação, os de invenção, mas se tivesse que escolher, pegaria só os romances, daqueles bem românticos e melosos (a minha cara).

Fotos, as melhores lembranças são as que você viveu. Sapatos, você compra de novo. Computador, logo fica ultrapassado. Joia? Só se for de família, mas isso você não leva quando morrer. Livros? Você lê e depois empresta, depois doa, depois faz outra pessoa ser inspirada, imaginar histórias, viver em outro mundo, você compartilha, você ajuda, você dá alegria. Cada história que você se identifica, que você quer guardar para o resto da vida lembrar dessa sensação gostosa, tudo isso um livro faz com e por você.

Além disso, não tem preço guardar aquele livro autografado, rabiscado (leia-se pequenos pontinhos marcando frases interessantes, o que só o proprietário do livro pode fazer), páginas enrugadas das lágrimas, ou com aquele cheirinho que só você conhece, com o seu carimbo de biblioteca particular, com aquela mísera manchinha de café do amigo para quem você emprestou o exemplar, com a orelha dobrada pela avó que não sabia da sua obsessão por livros. Os livros são únicos. Únicos para seus autores e seus donos.

Se tivesse que escolher apenas 10 livros dos que tenho em casa e que já li, salvaria estes nesta ordem de preferência:
1. Um dia - Perfeito, história linda, diferente, emocionante. Do jeito que eu gostaria de escrever. Personagem fácil de se identificar de muitas maneiras. Livro que você não esquece e te faz pensar: Viva a vida, os pequenos momentos.



2. P.S. Eu te amo - Simplesmente de chorar, provoca muitas emoções.



3. A Última Carta de amor - muito bem escrito, história linda, extremamente romântica, misturando épocas e capa apaixonante.

4. Diário de uma paixão - Sem comentários, muitas lágrimas. Uma longa história de amor sem medidas.
 

5. O Casamento - Uma superação, uma surpresa, um romance.
 

6. Marina - Só porque tem meu nome e a capa é linda, mas a história é apavorante, mucho louca.
 
 7. Titanic: um romance - cada um por si - Não é a história do filme. Ganhei há muitos anos de meu pai, quando ele voltou de uma viagem, veio com dedicatória, isso é raro vindo do meu pai. Nem tinha idade para ler o livro e compreendê-lo. Ler mais tarde foi ótimo. 
 
 8. Adeus, China - História comovente de superação, separação, sacrifício.
 


9. Cruzando o caminho do sol - Culturas diferentes, violências, tristezas, expectativas. Pesado, mas bem escrito e conta uma realidade existente e muitas vezes negada.
 
 10. Do seu lado - Chick-lit de autora brasileiro fácil de ler, do jeito que eu escreveria.


2 comentários: