Compre na Amazon com meu link

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O amor que não se apaga - Ed Wheat

Título: O amor que não se apaga
Autor: Dr. Ed Wheat
Páginas: 216 (Editora Mundo Cristão)
Ano: 2007
Devo ler: (X) Sim
Adaptação em filme: (X) Não
Tempo de leitura: 3 meses (intercalando com outros livros)
Mais informações sobre o livro no site da Editora: O amor que não se apaga - Mundo Cristão

Princípios cristãos para um relacionamento. Não se trata de um manual best seller sobre como manter um relacionamento. Mas como tornar saudável o seu relacionamento com base nos ensinamentos bíblicos.

O primeiro deles: intimidade entre o casal, no sentido amplo, de se conhecer, intelectualmente, etc.

A parte mais interessante do livro é quando fala do tratamento especial que um cônjuge deve dar ao outro, deve dar atenção, fazer a pessoa se sentir importante, uma rainha, como diz o autor. O autor também menciona que joguinhos não funcionam, criar ciúme, fazer birras, atitudes assim.

Depois que li esse livro vou estudar o livro de Cantares da Bíblia com outros olhos, que é base para um casal cristão. O autor faz o leitor enxergar um novo ponto de vista nesse texto. Estou ansiosa para a vida de casada para aplicar algumas orientações do livro.  

Claro que é preciso sempre usar um filtro para este tipo de livro, não concordo com todos os entendimentos do autor, mas se pode extrair uma bela mensagem: Esforce-se ao máximo para fazer seu casamento dar certo.

Trechos interessantes e conselhos sábios. Vale a pena ler até o final. Praticamente um resumo do livro hehehe

"Você jamais terá um casamento sólido e feliz e uma vida familiar harmoniosos sem esforçar-se para isso. A individualidade egoísta que leva à separação entre marido e mulher pode ser observada à nossa volta, sendo constantemetne exposta na televisão."

"O fato é que o amor custa caro. Ele exige muito esforço por parte de quem ama [...] O amor é uma arte a ser aprendida e uma disciplina a ser mantida".

"Na vida moderna ocupada, você talvez tenha necessidade de planejar com antecedência, para reservar ocasiões especiais a dois".

"[...] A ordem dada por Deus ao marido para cercar a mulher de um amor permanente, sacrificial, protetor, que a sustente e faça sentir-se amada".

"O contato visual é igualmente importante. Os psicólogos descobriram que as pessoas que se amam profundamente mantêm muito maiscontato visual  que outros casais".

"O marido [...] Deus o destinou para ser um líder protetor e competente que cuida de sua mulher, e um amante terno, bondoso e cortês [...]. A mulher Deus a destinou para corresponder ao amor do marido; alguém preparado para ajudar, que pode adaptar-se graciosamente ao ministério do marido na vida; que possui a beleza de um espírito manso e tranquilo  enquanto respeita e dá afirmação ao marido; e que continua a agradá-lo duratne a vida inteira".

"O marido ou mulher sábio ouve com o coração, a fim de considerar e entender o que o parceiro necessita e deseja e deposi age para satisfazer esses anseios".

"De acordo com a sabedoria do Criador, o primeiro ano é cricial em todo casamento, devendo ser vivido com cuidado e prudência".

"O homem que consegue compreender sua esposa pode compreender qualquer coisa".

"O homem deve aprender a discernir as reações da esposa para com ela mesma, para com ele, e as influências do mundo sobre ela".

"O tipo de diálogo que leva à genuína compreensão supera de muito a simples conversa. Ele envolve ouvir um ao outro desde o princípio, atento".

"Ouse ser carente. Não tenha medo de dizer 'Preciso de você'".

"Nunca decepcione seu parceiro em algo que realmente importe para ele".

"Não viva com seus pais depois de casado. Não passe sequer muito tempo juntos. [...] A intimidade no casamento é algo particular. Você não deve compartilhá-la com ninguém mais. A verdadeira intimidade só poe brotar quando vocês ficam a sós. Nunca discutam problemas conjugais íntimos com seus pais".

"Nunca vá dormir com qualquer conflito não-resolvido". (Não se ponha o sol sobre a vossa ira - Efésios 4.26)

"É um alívio perdoar e esquecer [...]. Um pedido de desculpas reconhece o fato de que seu relacionamento é tão importante para você que quer mantê-lo em ordem".

"Recomendo aos casais que não comprem uma TV no primeiro ano de casamento. Digo-lhe que a televisão rouba deles horas maravilhosas que poderiam passar juntos, compartilhando e aprendendo a se relacionar".

"Toda mulher precisa ser elogiada por sua beleza pelo marido. É isso que a tornará formosa!".

"Marido, como você trata sua mulher em público? Você abre as portas para ela... ajuda-a a sentar-se à mesa... segura o casaco para ela vestir? Essas pequenas cortesias honram a mulher como o vaso mais frágil."

"Você olha com frequência para ela? Responde aos seus olhares? Ouve o que ela diz? Faz com que se sinta a pessoa mais importante em seu reino? Se você quiser uma rainha como esposa, trate-a em  público como se fosse rainha". 

"Ela tem necessidade de demosntrações de carinho em público, e o teste será em como o marido a trata socialmente".

"A melhor maneira de elogiar uma mulher é frequentemente".

"Deêm as mãos com frequência". "Beijem-se sempre que houver oportunidade".

"E não expresse admiração por outra mulher. Isso jamais agradará sua esposa. Mantenha sua atenção focalizada nela!".

"Você deve respeitar o que seu mairdo faz para viver e admirar a maneira como desempenha as suas funções".

"As palavras de seu coração são cheias de encanto e delícias. Ele é maravilhoso em todos os sentidos. É a ele que amo profundamente. É ele o meu amigo mais íntimo".

"Os amantes nunca se cansam de trocar ternas reminiscências sobre o seu caso de amor: a emoção do primeiro encontro... o doce momento em que confessaram seu afeto... o êxtase da entrega mútua". 

5 comentários:

  1. Alguém sabe onde posso encontrar esse livro para comprar. Só estou encontrando em sebos, mas tenho alergia e fico com receio de não conseguir ler dependendo o estado do livro.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, provavelmente voce encontrará em livrarias cristãs. Na internet não encontrei. Parece estar indisponível mesmo em muitos lugares. Também não achei a editora da publicação.
      Se você quiser posso lhe enviar o meu exemplar de presente e você paga o correio na chegada aí na sua casa. Entre em contato comigo por email: marinauliano@gmail.com

      Excluir
    2. Muito obrigada, querida!
      Te mandei um e-mail.

      Abraços,
      Daniela

      Excluir
    3. Obrigada José pela informação. E a Daniela já está com o meu exemplar para ler.

      Excluir